terça-feira, 1 de julho de 2008

André Ricardo Inventor, um recifense de 45 anos, estudante de psicologia por um breve período, logo dando um basta a isso, por perceber que estava além do "estudo da alma" a sua busca que, a bem dizer, encontra-se no inexistente.

Como associado da API - Associação Pernambucana de Inventores desde a sua fundação, em 2000, tem participado efetivamente de todas as suas atividades (seminários e exposições). Como inventor premiado em concursos nacional e internacional e autor de vários projetos, ele tem sido exemplo para todos os inventores e também para a sociedade pernambucana, mostrando que o uso da criatividade pode fazer uma grande diferença na vida de todos.

Como inventor independente já há doze anos, André Ricardo vem se dedicando ao desenvolvimento de projetos voltados para o bem-estar das pessoas e maior eficácia da atividade industrial. Seus principais projetos são:

1- Posture: cadeira de exercício para fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal;
2- Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável: para melhor postura e conforto do usuário e significativa redução do nível de fadiga em Motoristas profissionais;
3- Ergoflex: equipamento para exercícios dos membros superiores;
4- Revitalização cromática do prédio da Escola Superior de Educação Física – UPE;
5- Projeto de cobertura lonada para cargas de vidros planos - Cebrace;
6- Sistema pneumático de cobertura lonada em treminhão, para cargas de calcário - Grupo Votorantim;
7- Parque da Saúde, origem das “Academias da Cidade” da Prefeitura da cidade do Recife.

Com seus inventos, tem participado de feiras nacionais e internacionais (França e Alemanha) e recebeu o prêmio “Expogenius 2000” – SP, com o Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável, sendo o detentor da sua patente nacional. E com a POSTURE (cadeira para exercícios dorsal), também recebeu do então Presidente da FIEPE-SESI/PE, Armando Monteiro Neto o Prêmio Talento Brasileiro 1997.

Motivado em promover e incentivar o potencial criativo das pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, também criou o 3i - Instituto Idéias & Ideais, juntando-se à API na difícil tarefa de apoiar a viabilização de projetos de inventores pernambucanos. Como grande exemplo, o 3i - Instituto Idéias & Ideais instituiu, desde 2005, o "Prêmio Gênio do Bem" para premiar inventores pernambucanos e divulgar o potencial criativo do nosso povo.

Presidente fundador do 3i – Instituto Idéias & Ideais, André Ricardo firmou parceria com várias instituições para viabilizar o "Prêmio Gênio do Bem", entre elas: SEBRAE, CHESF, INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, API- Associação Pernambucana de Inventores, GASIL gases e equipamentos Silton ltda., TV Universitária, MART PET Comunicação e mídia, MAGA multimídia e STAMPA outdoor.

Projeto “PONTE da CRIATIVIDADE 3i” um local dotado de espaços para exposições temporárias e permanentes, um auditório equipado para apresentações de idéias inovadoras, palestras e estudos, um laboratório informatizado de pesquisas, consultas junto ao INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial, desenvolvimentos de patentes e protótipos virtuais, além, de uma oficina para confecção de protótipos físicos que serão transformados em produtos a serem produzidos nas cooperativas formadas em comunidades carentes, fomentando o Empreendedorismo Social, gerando trabalho e renda, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para as pessoas que lá vivem.

Vale salientar que o trabalho da Ponte da Criatividade será, também e principalmente, o de ser um forte articulador social, atuando junto a órgãos governamentais, empresas privadas, terceiro setor, comunidades, escolas, universidades, centros de pesquisas tecnológicas e de mercado.

Buscaremos também a participação de Investidores, Doadores, Profissionais Voluntários e de entidades como: FIEPE, SESI, SENAI, SEBRAE, ITEP, CEFET e API.

Nenhum comentário: